11 5071-0010 | Whats 11 9.8041-0010 contato@forteclean.com.br

Quando instalamos os revestimentos conhecidos como carpetes em nossa empresa a partir do momento que começar a utilizar temos sempre que nos preocupar com a manutenção deste tipo de revestimento. O carpete assim como todos os outros tipos de pisos necessitam de manutenção periódica e muita atenção no dia a dia de sua utilização.

1 – Contrato de manutenção de carpete.

O ideal é que após a instalação do carpete já se contrate uma empresa especializada em limpeza de carpete que possa realizar todo o trabalho ao longo do ano com intervenções semestrais, trimestrais e até mensal dependendo do tipo de utilização que será realizado sobre o carpete.

2 – Aspiração diária.

O carpetes devem ser aspirados de forma correta diariamente com equipamentos adequados que consigam levantar a fibra do carpete e aspirar em conjunto com uma escova rotativa toda a sujidade parada no carpete. As aspirações devem ocorrer no momento em que nenhum colaborador da empresa esteja no ambiente, e nas áreas de maior circulação como corredores centrais, entradas de copas e banheiros e a entrada principal deve se aspirar mais de 1 vez por dia, pois as sujidades levadas pelos pés de clientes e colaboradores a todo momento.

3 – Remoção de manchas.

No dia a dia o ideal é que se identifique se ocorreu algum tipo de manchas no carpete e tomar uma providência o mais rápido possível, pois após algumas horas a sujeira já secou e pode danificar as fibras do carpete. Sempre que se identificar algum tipo de mancha, pegue um pano umedeça um pequena parte com uma solução com água e detergente neutro e pressione com movimentos circulares sobre a mancha do carpete, repita a operação se necessário, após pressione um pano seco sobre a área umidificada até ficar bem seco.

4 – Contenção de Sujidades.

Após a utilização diária dos carpete é comum que o mesmo comece a acumular sujidades devido ao tráfego de pessoas no ambiente e além da aspiração diária que já comentamos aqui, pode-se utilizar barreiras de contenção. O que seria isso ? Nós chamamos barreiras de contenção de sujidades os famosos “capachos” que são aqueles tapetes personalizados de fios grossos onde normalmente o pessoal manda imprimir o logo da empresa e etc. O capachos conseguem conter grande parte da sujeira que vem da rua através do tráfegos de colaboradores e clientes, o ideal é colocar nas entradas principais do prédio de forma que a pessoas que vai entrar no escritório dê de 2 a 4 passos sobre o capacho, além disso é bom que se tenha capacho nos elevadores e nas entradas do andar de seu escritório. Dessa forma é possível conter 60% das sujidades que vem da rua.

5 – Boas práticas.

Os carpetes são ótimos revestimentos talvez o mais versátil pela facilidade de instalação e modificação na mudança de layout, mas para mante-lo sempre limpo de forma apresentável o ideal é não deixar que os colaboradores realize refeições sobre o carpete, como almoçar ou realizar coffe break nas áreas acarpetadas, pois certamente haverá derramamento de bebida ou comida ao longo do tempo que podem até danificar seu carpete. Portanto refeições e bebidas apenas nas copas de seu escritórios.

6 – Cuidado com os móveis.

Em todo escritório montados sobre o carpete há bastante mobiliário instalado como gaveteiros, armários, mesas e etc. Esses móveis não causam problema algum ao carpete quando colocados sobre o capete de forma adequada. Jamais deixe que se arraste um armários sem rodinhas e com peso, isso pode cortar e rasgar as fibras do carpete de forma irreversível ou seja você terá que substituir as placas por onde o carpete foi arrastado pois certamente terá as fibras danificadas. Portanto remoção de móveis ? primeiro esvazie o armário, após coloque dobre algum carrinho que tenha rodinhas e que não danifiquem o carpete.

7 – Limpeza adequada.

Se caso não tenha um contrato de limpeza de carpetes, procure sempre por empresas que utilizem equipamentos adequados e certificados, que utilizem produtos de limpeza de carpete específico que não irá causar nenhum dano ao seu carpete. Pois existem muitas empresas que ainda utilizam enceradeira para limpar carpete e isso é errado, não deixe que utilizem enceradeira em seu carpete, pois enceradeira foi feita para encerar piso, simples assim. Hoje em dia existem equipamentos específicos de limpeza de carpete que não necessitam de gambiarras e adaptações. Procure sempre saber qual equipamento, qual o tipo de limpeza e o tipo de produto a ser utilizado.

Qualquer dúvida entre em contato conosco, nossos especialista podem lhe ajudar.

contato@forteclean.com.br

Tel. (11) 5071-0010

WhatsApp Orçamento Agora ?